Objetivos do Curso de Teologia
A Quem se Destina: Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.
Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pela FAITAD – FACULDADE INTERDENOMINACIONAL TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE .
OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.
CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância da FAITAD – FACULDADE INTERDENOMINACIONAL TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.
você estará apto para atuar nas seguintes áreas:
Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.
Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.
MODALIDADE: Este é um "Curso Livre" em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.
Estudo das Matérias: As matérias são enviadas para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.
TEOLOGIA
O curso pretende através do ensino, da pesquisa e da extensão promover situações, para que o discente construa competências a fim de aprender a identificar conhecimentos dos campos teológico e religioso, bem como encontrar conhecimentos pertinentes à realidade eclesial e social. Assim, pretende-se que o teólogo formado pelo curso, seja capaz de posicionar-se criticamente, tomar decisões, mobilizar recursos e produzir novos conhecimentos em contextos de diversidade e complexidade sócio-cultural.
OBJETIVO:
Constituem os objetivos específicos do curso:
Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.
Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência presente na religião.
Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana
Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.
Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.
Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.
Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.
Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).
Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.
PERFIL DO EGRESSO:
O egresso do Curso de Teologia deve ser capaz de:
Elaborar projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção do ser humano.
Produzir ou vir a incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.
Conjugar ao compromisso com a sociedade e com a qualidade de vida das pessoas, ação ministerial em comunidades eclesiais;
Dialogar com grupos religiosos de diversas origens, saber diferenciar suas estruturas doutrinárias, práticas e formas de atuação, bem como ter condições de reconhecer os traços marcantes e característicos do conjunto das Igrejas Cristãs no cenário religioso contemporâneo.
Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas;
Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico;
Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.
Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.
Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.
Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso;
Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante.
Dialogar com grupos da sociedade civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.
Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis.
Conduzir-se dentro dos princípios da Ética e revelar conduta condizente com as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais.
O profissional egresso do curso de teologia deverá conhecer e atuar criticamente na realidade social e religiosa (eclesiástica)l, a partir de sua inserção nos diferentes contextos de atuação por meio da aplicação prática dos fundamentos teológicos-metodológicos e da reflexão e ação, criando condições necessárias ao exercício humanizador das atividades desempenhadas.
Espera-se também capacitar o egresso com uma formação integral, interdisciplinar e com condições de dialogar com a pluralidade sócio-cultural e religiosa da sociedade brasileira.
São portanto competências a serem desenvolvidas no curso:
Capacidade de reflexão lógica, crítica e analítica, e produção científica.
Conhecimento dos contextos e dos conteúdos das escrituras cristãs.
Capacidade para interpretar e expor as escrituras cristãs.
Compreensão da história do cristianismo e do desenvolvimento do pensamento cristão.
Capacidade para dialogar construtivamente, com outras perspectivas religiosas, filosóficas e teológicas.
Habilidade para aplicar o conhecimento teológico, em favor do bem estar integral do ser humano.
Qualificação para formar lideranças eclesiásticas, assessorar grupos religiosos e grupos de promoção humana.
Capacidade para discutir políticas públicas da educação religiosa.
Qualificação para a docência na teologia.
Habilidade na utilização da tecnologia inerente ao estudo teológico.
ESTRUTURA CURRICULAR:
Seleção de Conteúdos
Os conteúdos do curso de teologia à distância seguem as orientações e diretrizes educacionais do Ministério de Educação em sua proporcionalidade nas áreas do saber teológico, bem como, nas disciplinas auxiliares.
A organização curricular foi constituída para atingir os objetivos do curso que visam uma qualificação geradora de competências específicas retratadas também no perfil do egresso. Para tanto, as disciplinas foram organizadas por semestres, sendo estas oferecidas, cursadas (no formato de módulos - uma a cada vez) e avaliadas no final de cada módulo.
As disciplinas também visam promover o conhecimento e a reflexão através dos conteúdos de séculos de história e de pesquisas teológicas. As disciplinas foram selecionadas e distribuídas por áreas do conhecimento teológico, a saber: Área Bíblica, Área Histórico-teológica, Área Prática e Área Auxiliar.
Ficam assim, orientadas o oferecimento das disciplinas:
CURSOS DE TEOLOGIA
EMENTA:
Introdução à Teologia:
Esta disciplina, em perspectiva interdisciplinar, estuda os aspectos básicos da formação do conhecimento teológico, destacando os seguintes aspectos: fontes e método da teologia, desenvolvimento histórico e estrutura do saber teológico, a dimensão prática e ética do discurso teológico, a importância dos temas da fé e da revelação e o caráter hermenêutico da teologia.
Introdução Histórico-Literária da Bíblia:
Esta disciplina estuda as diferentes aproximações dos textos bíblicos e o surgimento dos diferentes aspectos formadores das tradições bíblicas, incluindo abordagens sobre a revelação, inspiração, transmissão, canonização e tradução das Escrituras Sagradas.
Língua Portuguesa:
Linguagem e Comunicação. Modalidades lingüísticas e o estudo da língua. Língua escrita e língua falada. Funções da Linguagem. Norma lingüística e argumentação. Texto, contexto e situação. Gêneros discursivos e tipologia textual. Leitura, análise, interpretação e produção de textos. Coesão e coerência textuais. Técnicas de redação. Resumo, resenha. Análise lingüística.
Métodos e Técnicas de Pesquisa:
Ler para estudar e pesquisar. Uso e emprego das normas da ABNT. Pensamento científico. Método científico. Níveis de conhecimento. Perfil do pesquisador publicitário. Princípios científicos e educativos da pesquisa publicitária. Linguagem científica. Prática de pesquisa científica e Artigo Científico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário