sábado, 2 de junho de 2012

Projeto Pedagógico Educacional

Projeto Pedagógico Educacional

PROJETO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO DE TEOLOGIA

O Curso Avançado em Teologia da FAITAD- FACULDADE INTERDENOMINACIONAL TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE - ,é um curso LIVRE, semelhante ao bacharelado, com o objetivo de promover o estudo investigativo das Sagradas Escrituras, história e doutrinas do cristianismo em diálogo com as demais áreas do conhecimento humano. Tendo como fundamento os valores clássicos da fé cristã em sua perspectiva evangélica e um direcionamento missionário, o curso está estruturado em um projeto pedagógico que contempla três momentos da formação teológica: desconstrução do conhecimento, construção do conhecimento teológico e aprofundamento do conhecimento das sagradas escrituras. A desconstrução do conhecimento se constitui na etapa inicial do curso, na qual o aluno recebe os instrumentos teóricos e práticos necessários para sua vida acadêmica, incluindo os recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC). É nesta fase que o seminarista será preparado para a etapa seguinte. É o momento de mudança no pensamento teológico. Na construção do conhecimento o seminarista recebe orientações e desenvolve as competências e habilidades essenciais do conhecimento teológico. No aprofundamento do conhecimento das sagradas escrituras, o curso viabiliza a interação do aluno com as oportunidades e desafios missionários que surgem num mundo em constante transformação. Nesta fase as competências e habilidades são aprimoradas, despertando a consciência crítica do teólogo. tem como princípio básico uma adequada formação substancial naTeologia Evangélica Pentecostal, para capacitar o seminarista a compreender os problemas teológicos e metafísicos que geram conflitos e ansiedades na sociedade hodierna, como também a preocupação com a realidade social e análise crítica e reflexiva da sociedade em que está inserido tanto a nível local, regional e abrangendo o território nacional e se possível, o internacional através de missões transculturais. O Campo da Teologia é visto em uma perspectiva evangélica e pentecostal na FAITAD, aberto um diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento humano. O projeto pedagógico institucional é baseado na pesquisa metódica, na separação entre a igreja e o Estado, no respeito aos princípios de liberdade religiosa e na compreensão dos diversos segmentos evangélicos na visão da FAITAD.Entendendo que a nossa comunidade de fé, serviço e adoração é a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, A FAITAD  tem como norteadores a promoção espiritual, moral e social do Povo de Deus de qualquer confissão evangélica. Existe a possibilidade de instalação de outros cursos de nível Avançado na FAITAD, que no momento próprio serão autorizados a funcionar, com a mesma qualidade do curso teológico.

VISÃO DE FUTURO A FAITAD

Pretende ser reconhecido como uma instituição que prima pela excelência e qualidade no ensino a distância, utilizando-se ambientes virtuais de aprendizagem de última geração e com um corpo docente e administrativo altamente qualificado.

VOCAÇÃO A propensão do Curso de Avançado em Teologia da FAITAD na formação do teólogo evangélico ortodoxo, pentecostal, exegeta e apologético é propiciar um ambiente onde o Espírito Santo possa alcançar o coração do perdido através do testemunho, da leitura, do ensinamento e da pregação da Palavra de Deus. A aptidão para a criação de uma identidade teológica no seio da comunidade evangélica.

POLÍTICA E PRINCÍPIOS

Refletindo a concepção de que o conhecimento teológico deve ser construído através do questionamento sistemático e crítico das questões religiosas e sociais e, ainda, dentro de um contexto, associado à intervenção inovadora da realidade, busca, em consonância com a LDB, com o Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.172/2001) que regula.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

• Ênfase no ensino da Palavra de Deus e Diaconia Social, utilizando-se de Técnicas e Metodologias próprias.
• Preocupação com a valorização da cultura local, procurando conviver, auxiliar, compreender e a desenvolver valores étnicos.
• Levar a consciência crítica da realidade e a solução dos problemas, usando, prioritariamente, os conhecimentos específicos da comunidade no qual o teólogo/missionário está inserido sem, contudo, interferir nos costumes, valores, tradições e religião.
• Tornar o teólogo num cidadão crítico e consciente de sua responsabilidade na comunidade a qual pertence ou venha pertencer.
• Despertar o espírito missionário, de acordo com o IDE de Jesus.
• Utilizar recursos das tecnologias de informação e comunicação para melhoria do processo de ensino e aprendizagem,visando à educação teológica e disseminação do Evangelho.
• Formar docente para os ensinos básico, médio, superior e Escola Bíblica.


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